Entenda o que muda com a nova carga horária do Ensino Fundamental II

A nova carga horária está prevista no artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental

Lei de Diretrizes e Bases
Por Antonio Rocha

Um assunto que vem gerando polêmica entre os internautas do Canabrava News é a nova carga horária adotada pela Secretaria Municipal de Educação para o Ensino fundamental II em São João da Canabrava.

A nova carga horária estabelece que as aulas sejam de 60 minutos, o que antes era de 50 minutos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Elizângela Chagas, isso não representa acréscimo na jornada de trabalho dos professores, que continuará de 20 horas semanais.


Estudos recentes apontam que a maior dificuldade dos alunos – no mundo todo - está nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A nova diretriz, estabelecida no município, busca cumprir a carga horária de 200 horas exigida pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB, para essas disciplinas.

Para não aumentar a quantidade de aulas a essas duas disciplinas foram feitas adaptações na grade curricular e disciplinas como geografia, história, ciências, inglês e artes tiveram suas aulas reduzidas para que se cumprissem as 200 horas de Língua portuguesa e matemática, disciplinas vistas como fundamentais no desenvolvimento do aluno.

A nova carga horária não é novidade para os professores, segundo Elizângela com a implantação do Plano de Carreira realizado em 2010, os mesmos foram conscientizados que a jornada de trabalho seria de 16 horas. “horas de 60 minutos e não mais “hora/aula” que é de 50”.

“Como o sistema até então era à hora/aula de 50 minutos, foram acrescidas mais duas aulas, contabilizando 18 horas/aula semanais para o professor”, explicou Elizângela.   

O que mudou também foi o intervalo, que antes era 10 minutos e apartir deste ano será 20 minutos, lembrando que serão 4 aulas diárias e não 5 como antigamente.


                              CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
                    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

                       RESOLUÇÃO No- 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010
                 
 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9  (nove) anos.

MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS E CARGA HORÁRIA

Art. 8º. § 3º A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelomenos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.




Imagem: Divulgação

1 Comentários




  1. Esses leitores que reclamaram por causa do aumento de 10 minutos por aula, deveriam agradecer por terem mais tempo em sala de aula, pois é lá que se constroi o cidadão e sua formação, e não ficar se sentindo vítimas. No futuro estarão arrependidos por não terem aproveitado o tempo que hoje tem para estudarem.

    Anailton Sousa.

    ResponderExcluir

Publicidade