Elizângela faz balanço de sua gestão e comemora resultados


SJC – A Secretária de Educação de São João da Canabrava, professora Elizângela dos Santos Chagas, falou com exclusividade ao CN1 sobre os três anos e sete meses em que está à frente da pasta. 

   Elizângela Chagas, Secretária Municipal de Educação / Crédito: Rosário Sousa

Elizângela conta que os desafios são diários e a cada dia tem algo novo para se resolver. Para a secretária, devido à extensão territorial do município, muitas vezes essa assistência acaba sendo dificultada. “Contudo, a equipe pedagógica tem dado conta do recado”, pontuou.


Conquistas 

No que diz respeito às conquistas, Elizângela destaca a nota alcançada recentemente no Ideb como uma grande conquista para todos que fazem a Educação no munícipio. 
Para a Secretária foram muitas conquistas ao longo destes anos, mas a maior delas foi à valorização dos profissionais do magistério, com a  revisão do plano de cargos e salários e a implantação do piso salarial para os todos os professores.

“Tivemos muitas conquistas e para mim, a maior delas, foi à valorização dos profissionais do magistério, com a implantação do piso salarial dos professores”, ressaltou.

Quanto à qualidade do ensino, a professora explicou que hoje o município conta com o ensino infantil várias localidades da zona rural. Para a secretária, isto é um avanço, pois o aluno que tem acesso a educação infantil terá mais facilidade no desempenho escolar 

“Outra conquista foi à informatização em algumas escolas, como por exemplo, a implantação de nove laboratórios de informática em escolas da zona rural”, disse.

Desafios 

Entre muitos desafios a serem superados, o maior deles é a evasão escolar. De acordo com Elizângela, no ensino fundamenta I e II a taxa de evasão aos poucos está sendo reduzida, contudo, na Educação para Jovens e Adultos – EJA, o índice de evasão é maior.
“As pessoas que fazem a EJA geralmente são as que estão fora do contexto escolar, fazem a matricula no inicio do ano, mas não conseguem dar continuidade aos estudos e acabam desistindo”, lamentou a Secretária. 


Formação de professores

Quanto a formação e capacitação dos profissionais da educação, Elizângela lembrou que muito já se investiu neste área, “pois o professor tem que estar em constante formação”, acrescentou.
Atualmente o município conta dois programas voltados para o ciclo da alfabetização, (1º,2º e  3º anos do ensino fundamental), sendo o Palavra de Criança e o projeto Trilhas, que faz um  acompanhamento do professor e do aluno que fazem parte desse ciclo.

“Acreditamos que ambos os programas terão um excelente rendimento, pois são voltados para os profissionais que estão na base da formação de alunos”, finalizou. 

Postar um comentário




Publicidade