Governo estuda flexibilizar uso de máscara

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que poderá flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado, medida atualmente obrigatória, para conter o avanço do novo coronavírus.

Foto: Rosário Sousa

O gestor afirmou que isso está sendo tratado no Fórum de Governadores do Brasil, com o comitê científico e com o setor privado, já que o país ainda não "experimentou" uma flexibilização dessa medida na pandemia.

Wellington Dias também destacou que irá manter a restrição de eventos no Carnaval e que irá acompanhar os dados após esse período.

“No acompanhamento pós-carnaval, verificando que estamos mantendo essa elevada vacinação, estamos mantendo um nível de transmissibilidade baixa, o nível de adoecimento baixo, o nível de mortalidade baixa, é possível já em várias regiões de saúde (sic) se liberar, por exemplo, da obrigatoriedade da máscara. Não significa que a pessoa não deva usar máscara, mas deixa de ter as punições. Ela passa a ser de acordo com a vontade da pessoa, ai teremos um sinal de redução do risco”, comenta o gestor, durante a inauguração da Reforma do Semiliberdade nesta segunda (21) no bairro Primavera, na Zona Norte de Teresina.

O governador argumentou que o Piauí está na segunda colocação de estados que mais vacinou com primeira e segunda dose e em terceiro na posição com dose de reforço.

"Nós vamos ter agora a parte do regramento que está sendo trabalhado pela área do comitê científico. Isso aqui é uma decisão não só do Piauí, nós estamos tratando Nordeste, estamos tratando no Fórum Nacional dos governadores e das entidades. Me alegra que é real a possibilidade da meta que estabelecemos de no Brasil, de alcançarmos agora por volta de 15 de março, mais de 80% de vacinação completada com segunda dose de pessoas [no Brasil] que precisam estar em dia inclusive com o reforço porque é isso que controla o coronavírus", informou o governador.

De acordo com o Mapa de Vacinação do g1, quase três milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose no Piauí, o equivalente a 88,53% da população do estado, e cerca de 2,5 milhões estão totalmente imunizados.

Uso obrigatório de máscaras

O Governo do Piauí exige o uso de máscaras de proteção facial por toda população em todos os espaços desde o dia 22 de abril de 2020. A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Fonte: g1 Piauí 

Postar um comentário




Publicidade