Foto: Arquivo Pessoal/ Dr. Everton Valter |
Para quem gosta de aventura e apreciar com calma a natureza e respirar um ar puro, São João da Canabrava é o destino certo para um “bate e volta” na região de Picos. |
Destacamos três pontos turísticos no municipio: Taperinha, Geopark Cidade de Pedras e Furna do Guilherme.
1 - Taperinha
Riacho Taperinha. Foto: Antonio Rocha |
Vamos começar pelo paraíso chamado Taperinha, que fica localizada no povoado São de Sousa, a cerca de 20 minutos do centro da cidade. O ponto turístico fica na propriedade do seu José Monteiro e é aberto ao público em geral sem prévio agendamento.
Na Taperinha encontramos a exuberância da natureza e água pura, o local é ótimo para fazer descansar e tomar banho em uma água bem gelada. Sua nascente fica em Buriti Grande, município de São João da Canabrava. Antes pouco conhecido, o local tem sido cada vez mais procurado por turistas e moradores locais.
2 - Cidade de Pedras
Vista panorâmica da Cidade de Pedras. Foto: Antonio Rocha |
Para os aventureiros de plantão, o Geopark Cidade de Pedras
é o endereço certo. Localizado no Buriti das Éguas, a cerca de 30 minutos do
centro da cidade, o Geopark possui uma grande riqueza geológica, ambiental e
cultural, com destaque para a forte presença de Geossítios, bem como a
existência de sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
Pinturas rupestres no Geopark Cidade de Pedras. Foto: Reprodução |
3 Furna do Guilherme
Localizada na Serra do Violete, Povoado Conceição, a cerca de 50 minutos do centro de São João da Canabrava, a caverna, chamada de “Furna do Guilherme”, se destaca pela extensão de sua cavidade, acima de 300 metros, resultado de um mapeamento realizado por uma equipe liderada pelo Professor Jhenys Maiker Santos.
VEJA TAMBÉM:
Belezas naturais despertam turismo ecológicoPara facilitar a visita aos pontos turísticos a Secretaria de Turismo de São João da Canabrava tem investido no melhoramento de estradas e do acesso aos visitantes. A cidade também conta com guias turísticos.
As fotos da Furna do Guilherme foram gentilmente cedidas pelo professor e advogado Dr Everton Valer.