Moradores estão há seis dias sem água

 Metade dos moradores da cidade de Simões, a 425 km de Teresina, estão sem abastecimento de água há seis dias, desde o dia 25 de fevereiro, de acordo com a concessionária de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa). A empresa contou ao g1 que o fornecimento foi interrompido devido a o nível crítico da barragem de Salgadinha, que alimenta parte do município.

Foto: Prefeitura de Simões

"A Agespisa informa que a falta de água em parte da cidade de Simões é causada pela seca do Açude Salgadinha, onde é feita a captação. O abastecimento está prejudicado em cerca de 50% da Zona Urbana", informou a concessionária. (Confira na íntegra ao fim da reportagem).

O prefeito do município, José Wlisses (PP), informou que esteve em reunião na tarde desta quinta-feira (3) com o superintendente Sul da Agespisa, Gesiel Cruz, e o gerente da regional de Picos, Francisco das Chagas Ferreira.

"Estamos estudando alternativas para solucionar a situação e garantir água para os moradores", declarou o prefeito.

Ao g1, a Agespisa informou que os equipamentos que fazem a captação de água do açude suspenderam as atividades na sexta-feira (25) e desde então o abastecimento de água na cidade segue irregular.

De acordo com Carlos Augusto, diretor de engenharia da Agespisa, Simões é abastecida por dois sistemas: um diretamente da cidade, do Açude Salgadinha, e o sistema da barragem Poço de Marruá, situada no município de Patos do Piauí.

O engenheiro contou ainda que uma das soluções avaliadas pelos gestores é o aumento do bombeamento da adutora do Poço de Marruá, afim de contemplar toda a cidade.

Alguns dos bairros mais afetados são: Soledade I, Soledade II, Bela Vista e Vila Nair. Ainda não há previsão do retorno do abastecimento.

Nota da Agespisa na íntegra:

A Agespisa informa que a falta de água em parte da cidade de Simões é causada pela seca do Açude Salgadinha, onde é feita a captação. O abastecimento está prejudicado em cerca de 50% da zona urbana.

A empresa está estudando alternativas para solucionar essa situação e garantir água para os moradores.

Nesta quinta-feira, 03, o superintendente Sul da Agespisa, Gesiel Cruz, e o gerente da regional de Picos, Francisco das Chagas Ferreira, estão na cidade avaliando as providências a serem tomadas.

O abastecimento em Simões é feito a partir de duas fontes: a Barragem Salgadinha, na própria cidade, e a Barragem Marruá, em Patos do Piauí. 

Fonte: g1 Piaupi 

Postar um comentário




Publicidade