A prefeitura de São João da Canabrava disponibiliza neste domingo (30) cinco ônibus escolares para fazer o transporte gratuito de eleitores para que possam votar na sede do município ou na zona rural.
Serão utilizados 5 ônibus escolares. |
Segundo a secretária de educação do município, ElizângelaChagas, os ônibus terão como rota a sede do município e as localidades Serra do Maracujá, Conceição, Estevão e Tabuleiro.
Em São João da Canabrava 4.648 eleitores estão aptos a votar. No primeiro turno, um percentual de 83,24% dos eleitores comparecerem às urnas, o que representa 3.869 eleitores. A taxa de abstenção foi de 16.76%, o que significa 779 eleitores que ficaram sem votar.
No Piauí a votação será apenas para o cargo de presidente da república. Na disputa estão os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A votação começa às 8h e segue até 17h.
+ mais:
Urnas são instaladas para o 2º turnoSupremo Tribunal Federal
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)
votou no último dia 19 para confirmar a decisão que autorizou prefeituras e
empresas concessionárias a oferecerem, voluntariamente e de forma gratuita, serviço
de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.
Na decisão, o ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a prática de oferecer o serviço não pode levar à punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto. Barroso deixou expresso ainda que não pode haver qualquer discriminação de posição política no serviço.
Transporte intermunicipal
Em todo o Piauí, os eleitores que moram em uma cidade e votam em outra terão direito à gratuidade no transporte intermunicipal para exercer seu direito ao voto no 2º turno. Para isso, um decreto estadual já foi publicado.
As medidas foram pensadas depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.
A decisão considerou que a prática de oferecer o serviço não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.
Para quem vota em outros municípios
Para beneficiar quem mora em uma cidade e tem domicílio eleitoral em outra, a governadora Regina Sousa (PT) assinou decreto autorizando a utilização, de forma gratuita, do transporte intermunicipal. O documento foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (24).
Documentos necessários
Para ida: título de eleitor, e-título ou outro meio que
comprove sua identidade e o local de votação.
Para volta: comprovante de votação e comprovação de que usou a gratuidade na ida, ou ticket. A apresentação do comprovante de votação será dispensada caso ocorra a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta.
Horários
Início: às 4h da manhã de 29 de outubro (sábado), véspera da
eleição.
Final: até o meio-dia de segunda (31), dia seguinte à
eleição.
Já conhece o Nosso Canal no You Tube?