O caso gerou revolta e muita indignação. O suspeito de cometer o crime foi preso em flagrante. Além de espancar os gatos, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e ameaça, mas dois dias após cometer os crimes, foi solto pela Justiça, após passar por audiência de custódia.
$ads={1}
O caso está sendo acompanhado de perto pela APAPI, Ong de Amigos e Protetores dos Animais de Picos. Nesta quarta-feira, membros da Ong foram até a casa do suspeito e conseguiram resgatar outros filhotes de gatos, que conseguiram escapar. Os animais estão sob os cuidados da Apapi.
Em 2020/ o Governo Federal sancionou a Lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cão ou gato. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar crimes desse tipo contra os animais.
Segundo um levantamento da Polícia Civil, no ano passado foram registradas 15 ocorrências de maus-tratos contra animais na delegacia de Picos.
O número
representa um aumento de 66% em relação às denúncias realizadas em 2022, porém, esse número pode ser bem mais elevado/ isso por que muitos casos não são
denunciados.