TSE suspende eleição em Dom Expedito Lopes e prefeito Valmir volta ao cargo

Às vésperas da eleição municipal suplementar que aconteceria no próximo domingo (03), no município de Dom Expedito Lopes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a votação. O relator da decisão foi o ministro piauiense Kássio Nunes Marques e o documento foi assinado nesta sexta-feira (01).

Prefeito Valmir Barbosa. Foto: Arquivo pessoal 

O prefeito Valmir Barbosa e a vice-prefeita Evanil Rocha (Republicanos) tiveram o mandado cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí ,em 2023, por captação ilícita de sufrágio (compra de voto) em 2020.

Em sua decisão, o TSE entendeu que as provas apresentadas pelo TRE violam a lei penal, pois foram feitas por gravações sem ordem jurídica. No documento, o TSE questionou a validade das gravações, uma em áudio (feita por gravador), outra por vídeo (obtida a partir de câmera de segurança), ambas realizadas na casa de Welinton Soares dos Anjos, na qual o ainda candidato a prefeito, Valmir Barbosa de Araújo, teria exposto a respectiva condição de candidato ao cargo de prefeito e dado àquele a quantia de R$ 2.000 além de ter oferecido a prestação de um serviço elétrico na residência, em troca dos votos do casal (Welinton e esposa).

Confira trecho da decisão:
Fonte Portal Clube News

Postar um comentário




Publicidade