Ações reforçam Campanha Maio Laranja

Na manhã do último domingo, 19, a Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar de São João da Canabrava realizaram uma mobilização na Feira Livre com carro de som e blitz de orientação com panfletagem sobre a importância do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Blitz Educativa em São João da Canabrava. Foto: Reprodução

A iniciativa fez parte das ações realizadas durante a Campanha Maio Laranja, que visa dar visibilidade ao tema e conscientizar a população. No Brasil, o dia 18 de maio é dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.


Panfletagem na feira livre. Foto: Reprodução

Toda essa preocupação tem um bom motivo. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), os casos de violência sexual infantil são cometidos, em sua maior parte, por conhecidos das vítimas, os dados configuram 70% das situações.



As estatísticas fazem parte de um levantamento de informações junto aos órgãos públicos, o qual o intuito é facilitar a promoção de políticas públicas em prol das crianças e adolescentes violentadas.

Denúncia

As suspeitas de tais crimes podem ser denunciadas por meio dos canais:

– Conselho Tutelar;

– Ministério dos Direitos Humanos (Disque 100);

– Polícia Militar (190);

– Ouvidorias da OAB-PI, Ministério Público e Tribunal de Justiça

Cuidados e ensinamentos podem ajudar a evitar a violência, alerta especialista

O psicólogo Carol Costa afirmou que o abuso pode acontecer de várias formas e que nem sempre a criança consegue compreender o que está acontecendo e só processa que aquilo vivido foi uma agressão, tempos depois. Ela ressalta que o fato de o abuso, muitas vezes, acontecer dentro de casa, dificulta bastante o combate e a prevenção. Por isso, alguns cuidados e ensinamentos podem ajudar a evitar a violência.

Veja dicas da especialista de como prevenir e identificar o abuso infantil.

Ensinar à criança sobre as partes íntimas do corpo

Identificando o que é íntimo, elas podem relatar aos pais quando algo fora do comum acontecer.

Explicar sobre os limites do corpo

Ensine a criança a não permitir que ninguém toque as suas partes íntimas, ou ainda, que ela não toque nas partes íntimas de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida.

Incentive a criança a conversar com você

A criança de se sentir segura, entender que segredo não é coisa boa para lhe contar qualquer coisa, inclusive uma situação de abuso., por isso, a criança nunca deverá ser punida, criticada ou castigada por contar qualquer coisa sobre o seu corpo.

Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo

Muitos dos casos de abuso infantil acontecem quando uma criança passa horas sozinha com um adulto. Se for preciso deixá-lo por horas com um adulto ou um adolescente responsável, tenha meios de vigiá-los

Analise a reação da criança

Sempre analise a reação da criança. Se ela demonstra não ter afeição por alguém próximo, que ela teoricamente deveria desenvolver afeto, tente entender o motivo.

Identifique os possíveis sinais de um abuso

é possível que a criança tenha alterações no seu comportamento, como: irritação, ansiedade, dores de cabeça, alterações gastrointestinais frequentes, rebeldia, raiva, introspecção ou depressão, problemas escolares, pesadelos constantes, xixi na cama e presença de comportamentos regressivos (por exemplo, voltar a chupar o dedo).

Com informações do Portal Clube News

Postar um comentário




Publicidade