A Operação Arco da BR-020 vai intensificar o policiamento nas regiões de Picos e Valença nas Eleições 2024. Conforme a Secretaria Estadual de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI), essas regiões são as com maiores riscos para o aumento de casos de violência durante o pleito eleitoral.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 06 de outubro. A Secretaria de Segurança confirmou, nesta segunda-feira (23),”que reforços na segurança devem atuar na região até a apuração dos resultados”.
Portal na entrada de São Luís do Piauí. Foto: Antonio Rocha |
A operação deve se concentrar nos municípios: Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Pimenteiras, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Julião e São Luís do Piauí.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, conta que ação de prevenção busca garantir a tranquilidade no processo eleitoral nas áreas identificadas como potenciais riscos.
“Após reunião da Cúpula de Segurança e com base em dados da Diretoria Estratégica de Inteligência, que identificaram um potencial de aumento da violência nas regiões de Picos e Valença, foi determinada, por meio de portaria, a deflagração da operação. Nosso objetivo é prevenir e reprimir quaisquer atos de violência que possam comprometer o pleito”.
Conforme a SSP-PI, a “operação será coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), contando com o suporte de equipes especializadas que atuarão em conjunto com a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal”.