Vereador propõe homenagem a canabravenses

Vereador José Gregório. Foto: Bruna Martinho / Canabrava News

Durante Sessão realizada na última semana, o vereador, e agora vice-prefeito eleito, José Gregório (PP), apresentou dois requerimentos com propostas para nomear os prédios da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, com nomes de canabravenses que prestaram relevantes serviços à comunidade.

Secretaria Municipal de Educação: Foto: J.C / Canabrava News

Conforme o requerimento, o prédio onde funciona o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, deve receber o nome de Josefa Domitila de Jesus, conhecida como Zefa Gorda.

Centro de Referência da Assistência Social. Foto: J.C / Canabrava News

Nascida no dia 12 de janeiro de 1946, Zefa Gorda é natural do município de São João da Canabrava e durante a vida atuou em diversas profissões. Foi lavradora, domestica, costureira, comerciante e parteira. Ela morreu em 02 de julho de 2007.

“Ao longo da sua história, Mãe Zefa, como também era chamada, desempenhou um sublime e importante papel como parteira, diante da escassez de profissional de medicina no Sertão Nordestino, como arte de partejar, trouxe ao mundo muitos canabravenses”, justificou o vereador.


Para o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, o homenageado é João de Sousa Cavalcante, seu João Inês, como era conhecido.

Nascido na localidade Barras, São João da Canabrava, João Inês nasceu no dia 02 de outubro de 1936 era casado com Isabel Antônia Cavalcante. Em sua trajetória, destaque a atuação política e religiosa. Por três vezes disputou o cargo de vereador na cidade de Picos, entre 1972 a 1982, mas não conseguiu se eleger. Em 1988 candidatou-se ao cargo de vereador do recém-criado município de São João da Canabrava.

“Seu João Inês teve forte atuação em nossa comunidade e tem serviços prestados ao povo canabravense, o que reforça o nosso objetivo em homenageá-lo”, acrescentou José Gregório. 

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e serão apreciados pelo Poder Executivo.

Postar um comentário




Publicidade