Vereador José Gregório. Foto: Bruna Martinho / Canabrava News |
Durante Sessão realizada na última semana, o vereador, e agora vice-prefeito eleito, José Gregório (PP), apresentou dois requerimentos com propostas para nomear os prédios da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, com nomes de canabravenses que prestaram relevantes serviços à comunidade.
Secretaria Municipal de Educação: Foto: J.C / Canabrava News |
Conforme o requerimento, o prédio onde funciona o Centro de
Referência da Assistência Social - CRAS, deve receber o nome de Josefa Domitila
de Jesus, conhecida como Zefa Gorda.
Centro de Referência da Assistência Social. Foto: J.C / Canabrava News |
Nascida no dia 12 de janeiro de 1946, Zefa Gorda é natural do município de São João da Canabrava e durante a vida atuou em diversas profissões. Foi lavradora, domestica, costureira, comerciante e parteira. Ela morreu em 02 de julho de 2007.
“Ao longo da sua história, Mãe Zefa, como também era chamada, desempenhou um sublime e importante papel como parteira, diante da escassez de profissional de medicina no Sertão Nordestino, como arte de partejar, trouxe ao mundo muitos canabravenses”, justificou o vereador.
Nascido na localidade Barras, São João da Canabrava, João Inês nasceu no dia 02 de outubro de 1936 era casado com Isabel Antônia Cavalcante. Em sua trajetória, destaque a atuação política e religiosa. Por três vezes disputou o cargo de vereador na cidade de Picos, entre 1972 a 1982, mas não conseguiu se eleger. Em 1988 candidatou-se ao cargo de vereador do recém-criado município de São João da Canabrava.
“Seu João Inês teve forte atuação em nossa comunidade e tem serviços prestados ao povo canabravense, o que reforça o nosso objetivo em homenageá-lo”, acrescentou José Gregório.
Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e serão apreciados
pelo Poder Executivo.