Seminário aborda transição municipal

Na manhã desta sexta-feira (01), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), promoveu, em Picos, o Seminário sobre Transição Municipal 2024. O objetivo do seminário é focar nas responsabilidades e obrigações dos gestores municipais.

Foto: reprodução

Participaram do evento os prefeitos eleitos nos municípios de Picos, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, São Julião-PI e Campo Grande do Piauí. Além dos gestores municipais, assessores jurídicos e contábeis, bem como representantes da Administração Municipal, também marcaram presença.

O presidente do TCE-PI, Kenedy Barros, destacou a importância do evento para o período de transição municipal. “Passado o período eleitoral, temos o período de transição, em que os gestores estarão à frente do município até 31 de dezembro de 2024, mas que, a partir de janeiro, outros chegarão. O gestor que chega precisa de informações e de elementos para planejar suas ações; por isso, esclarecemos o que não é oportuno realizar neste período de transição. Com isso, o Tribunal orienta para que não seja preciso intervir e causar problemas. Este seminário tem sido um sucesso, pois, além de informativo, orienta os gestores”, disse o presidente.

O conselheiro e diretor-geral da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, Kleber Eulálio, ressaltou que os novos gestores que assumirão as prefeituras devem ter conhecimento sobre a organização da gestão pública. “O Tribunal de Contas hoje não se limita apenas a analisar as prestações de contas; estamos presentes contribuindo para o andamento dos gestores, com foco em despertar a importância da transição. A nova gestão precisa entender sobre finanças, sobre projetos e alertar os que estão saindo sobre as exigências legais”, enfatizou o conselheiro.

Fonte: cidade verde

Postar um comentário




Publicidade